quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Hoje em dia, corremos de um lado para o outro e nunca nos lembramos de que existe algo mais importante que as correrias! Existem as pessoas com quem trocamos impressões, com as quais temos algo em comum e pelas quais sentimos algo! Essas pessoas são a nossa família...são as pessoas com quem gostamos de estar e pelas quais faríamos algo demasiado importante e essencial que não nos dariamos ao trabalho com qualquer pessoa! será isto humano? Ou será isto que nos torna realmente humanos?


A família que temos desde que nascemos somos nós que as escolhemos, pelas mais variadas razões. Agora poderiam dizer, "ah, claro que sim, portanto, pelo teu ponto de vista as crianças que são abandonas ou as que são maltratadas, gostam de o ser?", mas eu repondo-vos que não, não gostam, mas essas pessoas têm assuntos para resolver, assuntos que ficaram pendentes de outras vidas! Sim, efectivamente acredito nisso, acredito que se regressamos será porque temos algo a realizar e também porque temos algo para dar e ensinar! na vida, nunca aprendemos apenas, mas também ensinamos! Contudo, isto é algo que as pessoas constantemente se esquecem e consideram que a sabedoria é só delas, muitas consideram que conseguem fazer tudo sozinhas, mas efectivamente não!

Quero apenas deixar uma reflexão... o que vamos fazer para combater esta individualidade?

beijinhos*

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

À descoberta da democracia....


Numa conversa com um amigo pode descobrir-se coisas profundas escondidas e que tínhamos tentado não pensar nelas, porque julgamos que não estamos capacitados para tal ou por qualquer outra razão! Só há um assunto que me deixa cada vez melindrada, que temos para dar, se não reparamos no mal que fazemos a nós próprios? por que é que nos sentimos na obrigação de sermos a perfeição personificada e obrigamos, mesmo inconscientemente, os outros a trabalhar para sê-lo, quando todos sabemos que qualquer Homem erra, que não tem o dom da perfeição??

Quando regressamos a casa passado algum tempo de afastamento, o que sentimos?o que pensamos? Bem, eu não sei o que é estar sem os meus pais durante mais de dois meses, mas tenho amigos que o sabem, alguns andam felizes, outros nem por isso, mas todos lutamos por um sonho ainda perdido entre todos os sonhos para os quais dirigimos a nossa vida e a nossa maneira de estar, trabalhando para os realizar, por muito que isso nos custe!! Às vezes fico triste, muito mesmo, quando estou feliz, mas vejo um amigo infeliz, porque a sua vida profissional ou pessoal, ou ambas, não está a correr bem!Pessoas que eu tomava como merecerem mais do que eu serem bajuladas pela sorte de fazerem o que realmente gostam!Mas, infelizmente e felizmente, nem tudo é rosas! Agora, perguntam: “Que raio lhe deu para dizer que felizmente nem tudo na vida é rosas!?”. Eu só posso dizer que aprendi muito tanto com os espinhos como com as pétalas, mas o pior é quando não as (rosas) vemos, como sendo a luz da nossa vida... Aí só nos pode segurar à vida e à sanidade emocional e mental o amor que os amigos, o companheiro e família podem dar e todos juntos,conseguem vencer a provação, não me digam que são só as acções dos medicamentos e os desabafos com os profissionais, porque isso mentira, já que se a vida cá fora continuar mal, então todo o dinheiro e tempo desperdiçados, são mesmo inúteis!

Assim, que raio podemos fazer para mudar tudo o que se desenvolveu na nossa sociedade??

Primeiro é necessário levantar alguns valores esquecidos... Mas numa sociedade que se acomodou à sua triste vida, não percebe para que há-de lutar para mudar as coisas, já que ficará tudo na mesma, ou até pior!!!!

De quem é a culpa? Minha? Da minha geração? Dos mais novos? Dos nossos antecedentes? De quem? Não entendo.... Toda a gente fala do comportamento dos jovens e tentam mudá-los, mas a questão é que a vida actual já está enraizada neles e na nossa geração, sendo por isso necessário mudar novamente as mentalidades, aprendermos a falar com os nossos jovens, amá-los como são, mas ensinar-lhes o que foi a ditadura, o que se sofria, o quanto se estava privado de se dizer e reagir como se queria, como não havia hipótese de lutar por uma vida digna... e ensiná-los a viver um mundo em que têm tudo!! Mas que esse “tudo” tem de ser conquistado arduamente e com trabalho, porque em trinta anos e seis anos perdemos a noção do que é liberdade e lutar por ela e pelos nossos direitos!!! Onde está o povo Luso, quando é necessário? por que esperamos? Deixar-nos abater significa perder tudo o que amamos... será que nunca pára essa luta? Bem, no mundo em que vivemos, infelizmente, não!! Ando com esperança de que tudo mude, de que alguém queira juntar-se a mim e a todos os que lutam por um país livre e por um povo ignorante que só gosta de quem lhe der o peixe e não de quem os ensina a pescar...e porquê? Porque pescar dá trabalho! Que querem as pessoas? Trabalho ou Emprego? Eu respondo facilmente!!! A maioria das pessoas quer um emprego e sabem porquê? Porque quanto menos trabalharem melhor!! E é assim que o raio do país fica estagnado!!! Mas há alguém que tem razão, eu não posso mudar um mundo tão grande, mas também não quero fazê-lo sozinha!!! Só quero começar a mudar no meu bairro e a partir daí mudar tudo o resto que me rodeia....Mas por que é que existe tanto egoísmo? Não consigo entender!!!! Nós vivemos pelos outros, os pertencemos sempre a alguém... À vezes nem pelas pessoas da nossa alma lutamos!!Será que desistir por vezes também não é sinónimo de amor?Sim, talvez, mas eu não posso desistir de certas coisas, principalmente de algo que seja para bem comum!!!

Talvez um dia alguém mais se queira unir a mim nesta causa ,que eu considero nobre... Faço-o por amor à minha fantástica cidade de Viseu, à minha bela Pátria (Portugal) e ao extraordinário e amabilíssimo povo lusitano!

beijinhos***

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Correcção de erros...

Quando apenas queremos ver aonde está o erro e não pensamos em corrigi-lo, estamos a cometer dois erros, que mais tarde ou mais cedo terão de ser corrigidos!

Quando num dia como o de hoje, em que o céu está enevoado, em que teríamos de estudar, trabalhar ou qualquer outra que seja a nossa responsabilidade, não o consigamos fazer... pergunto-me porque será que isso acontece! Mas quando minutos mais tarde recuperamos a serenidade, e a responsabilidade que temos recai sobre nós e nos chama muito calmamente, nós só temos de aceitar que temos coisas importantes a tratar, tal como seja a nossa vida para além daqui, para além do trabalho. Num dia em que acordamos esperançados sem saber porquê e ao pensar e reflectir não chegamos a qualquer conclusão, só nos resta sucumbir para a nossa vida ser um mar alto de emoções e pensamentos que nunca julgaríamos ter!

Bom, talvez o fascínio da vida seja descobrir quem realmente somos, o que queremos da vida, quais as nossas crenças e se possível ser o mais feliz possível! Para alcançar essa felicidade, quais as qualidades que necessitamos para tal? Bom, nem sempre soube o que fazer com muita da esperança que se tem quando somos muito jovens, demasiadamente jovens para compreender que na vida nem sempre os sonhos e as esperanças se realizam, mas que também temos de lutar por eles, mesmo que isso nos custe muito do que existe da nossa inocência e ingenuidade, mas vale a pena! Hoje, sempre que olho para trás há coisas que odeei fazê-las, mas outras tive pena de não me ter empenhado mais, mas acima de tudo, de ter sonhado muito alto quando ainda acreditava que bastava sonhar para obter as coisas... agora planeio, luto pelo que quero e então espero não ter desilusões após ter muito trabalho, será justo perdermos a fé e a inocência que tínhamos? talvez não, mas temos de crescer, ser crianças por toda a eternidade também não é algo de bom, mas se há algo que eu tenho a certeza é de que ao crescer me tornei uma pessoa melhor! disso posso eu orgulhar-me! Mas para isso tive de sofrer e batalhar e ter pessoas que me magoaram, outras que me guiaram nos momentos sombrios, mas acima de tudo, tive que aprender a compreender que o mundo não necessita de mais “eu”, mas de muito mais “vocês”, para que passemos à frente com a hipocrisia e avancemos com a solidariedade e a luta conjunta, porque nós não somos ninguém, apenas uns bichos do mato, sem o mundo que nos rodeia, sem as pessoas, porque vivemos em sociedade e temos de nos respeitar e alegrar por sermos quem somos e por não estarmos sozinhos!

Um dia iremos olhar para os mais novos e veremos que se lhe ensinarmos bem, talvez não se tenha perdido a democracia nestes trinta anos, como algumas pessoas me dizem (o que não é totalmente mentira), mas que irão dar valor à democracia que as pessoas da minha geração conhecem, porque temos de nos alegrar por nunca termos conhecido a ditadura, opressão e a miséria de um povo há quase quarenta anos atrás!

Assim sendo, por que não começar agora a trabalhar e a participar activamente no que toca a Portugal, para que pudéssemos voltar a ser considerados os melhores do mundo , para que nos possamos ajudar e ajudar também outros povos! Afinal, ainda somos os Lusos, ainda nos corre nas veias esse sangue! Não falo de lutar pelo poder, mas pelo bem de todos, para que possamos sair desta miséria de vida! Para não deixarmos que a morte daqueles que lutaram para manter esta pátria, este país de pé, ao longo dos tempos, não tenha sido em vão... Talvez assim estejamos a deixar a preguiça de lado e a lutar de cabeça erguida, para corrigir os erros que não só nós cometemos, mas também os nossos ascendentes cometeram...

beijinhos*