domingo, 21 de dezembro de 2008
À descoberta de algo indefinivel...
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Trabalho sem tempo é tão perverso como tempo sem trabalho.
(...)
Escreveu João Paulo II que para o homem, o trabalho não tem apenas um significado técnico, tem também um significado ético.", Do lado de cá, ao deus-dará, de Bagão Félix.
domingo, 8 de junho de 2008
A luta e a descoberta
Beijinhos,
Joana Simões
quinta-feira, 8 de maio de 2008
34º aniversario do PSD

Poder-se-ia dizer que os parabéns existem para serem dados, no entanto eu considero que PSD merece muita coisa excepto receberes parabéns! Toda a acção política e social que este partido de grande responsabilidade tem está a ter um desempenho até agora muito mediocre! Sim, o maior partido da oposição não consegue afirmar-se, anda em luta interna e externa, desilude as denominadas "bases" e claro que não é hoje nem amanhã que a mentalidade vai ser alterada, o que é pena, porque há muito para fazer e há imensas capacidades cá dentro. no entanto, preferem diperdiçar energias em guerras e guerrinhas pelo poder e isso sim é vergonhoso! Considero pouco, mas muito pouco importante toda esta guerra interna!! Há o esquecimento da existência de um país lá fora a clamar por todos e pela tão prometida democracia e união, que no PSD não existe. Pedem união às ditas bases, mas são os altos barões que não se conseguem unir pelo bem do país e do partido! Passasse a imagem de que é um partido de arruaceiros, que só querem penacho e poder, mas no entanto não é bem assim! As pessoas com quem trabalho são pessoas, que tal como eu, se querem participar têm de gastar tempo e dinheiro, mas ao que parece esses ditos barões andam a brincar às guerrinhas como se fossem miúdos de seis anos e assim é dificil trabalhar e lutar por um país melhor, a partir do nosso partido.
No entanto, 34 anos é tempo, tempo esse em que estivemos activos e tentámos lutar pela manutenção da democracia e dos direitos dos cidadãos. Só por aí é que se deve dar os parabéns pela sua existência.
Deixo apenas uma consideração, se realmente querem que o partido sobreviva, talvez fosse tempo de se deixarem de guerras e jogos de poder e virarem-se mais para o nosso Portugal!!!Estas guerras incessantes não fazem bem a ninguém!!
beijinhos
sábado, 29 de março de 2008
Conquista do Algarve

Considerando estas diferenças e as nossas semelhanças, será justo quando no norte se referem ao algarvios como mouros? hmmm... Acho que não! Somos todos portugueses!!! Por isso, temos de comemorar este dia!
beijinhos*
sexta-feira, 28 de março de 2008
Dia Mundial do Teatro

Ontem é um dia, que não deveria existir... O Teatro deveria ser celebrado todos os dias, como se fosse sagrado. Contudo, para além de ser caro, existem maneiras de divertimento que são mais aliciantes para a sociedade, como seja o cinema! Quando penso no que o teatro significa.... Não há palavras!!! O teatro algo de tão belo que nem tenho palavras... Algo que demonstra os sentimentos e pode por vezes ser uma caricatura da sociedade actual ou de outros tempos...pode ser comedia ou tragedia, pode nem ter ninguem a assistir mas nem por isso deixa de ser algo tão belo e essencial!!!
Durante o dia-a-dia vivemos numa peça de teatro com diferentes cenários!!
Quem gosta de ser o actor de uma peça má??? Ninguém, até porque não há peças más, mas peças menos boas!!! Assim devemos preservar esta actividade bela e muito clássica!
beijinho*
segunda-feira, 24 de março de 2008
Abusos Sexuais a crianças e Violência doméstica
Assim, embora possam existir fortes conflitos e sentimentos sobre o abusador, a protecção da criança deve ser a prioridade! Resta-nos zelar pela inocência das crianças, porque elas são o nosso futuro e a perda da sua inocência tem um custo demasiado elevado para elas! A questão que se coloca é: o que vamos, podemos e devemos fazer para inverter esta situação? Existe a necessidade de um acompanhamento e uma participação mais assídua das entidades responsáveis pelos direitos das crianças, que devem actuar e não aguardar que aconteça algo, porque nessa altura será tarde demais! Terá de existir maior abertura e mais informação nas escolas e na comunicação social para se alertar para o facto de este ser um problema real, ao qual o governo não dá importância.
Um outro problema real ao qual ninguém dá importância e, muitas vezes, nem quer ouvir falar é a violência doméstica, principalmente em mulheres, que, segundo a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), sucederam 8373 casos de violência doméstica, em 2007. Destes casos, 87% são a mulheres, a maioria casada e com filhos, empregadas e com rendimento próprio, sendo vítimas entre os 26 e 45 anos. Em 2006, para esta faixa etária registaram-se 32,7% casos, enquanto que em 2007, nas mesmas condições registaram-se 34,1%, em que 97,3% dos casos o autor do crime conhece a vítima e, na maioria dos casos, é casado com ela. A nível nacional, Viseu detém 14% dos casos de violência doméstica, ou seja, no ano passado foram 96 casos. Se virmos na população europeia, Portugal detém 73,4% dos casos de violência doméstica. O acto de violência doméstica ocorre em residência comum em cerca de 67,3% dos casos e é um acto contínuo, que pode durar vários anos. Apesar destes números, em 51% dos casos as vítimas não apresentam qualquer queixa, pelo que o número pode ser maior. Por que continuamos a fazer de conta que está tudo bem, que não existe este problema? E este governo, que diz fazer tanto pelo povo português, se olhar para as estatísticas, que tanta importância têm para o executivo, por que não promove políticas de prevenção e de justiça para com as vítimas? Neste momento, a zona de Viseu é das que tem menos serviços disponíveis para ajudar a combater este grave problema social, por que não criar mais GAV (Gabinetes de Apoio à Vítima)? Existe também o facto de que as pessoas precisam de ter o apoio legal e psicológico para se conseguirem libertar e apresentarem queixa. São necessários mais meios, seja em hospitais, centros especializados a dar ajuda às vítimas, nos centros de saúde, escolas, desde psicólogos, médicos, advogados, funcionários especializados, que trabalhem em conjunto, porque a vida destas pessoas encontra-se em risco!
O estado deve ser dinâmico e suportar muita da ajuda que deve ser dada a estas pessoas! Quantas pessoas mais terão de morrer para que se levem estes problemas tão a sério?
Joana Simões
sexta-feira, 21 de março de 2008
Dia Mundial da Poesia
Recorremos a ti, Poesia,

Porque de ti vem uma alma perdida,
Uma alma achada,
Uma alma bendita!
Quando um dia precisamos de voar,
Recorremos a ti, Poesia,
Porque de ti vêm os cheiros de um lugar seguro,
Um lugar paradisíaco,
Um lugar belíssimo!
Quando um dia precisamos de rir ou chorar,
Recorremos a ti, Poesia,
Porque tens em ti os sentimentos perfeitos,
Os sentimentos maravilhosos (que podem ser crueis),
Os sentimentos incomuns!!
Por isso, quando tentamos ser nós próprios,
Vens até nós e dizes:
Olhem-me e ouçam-me
Porque eu sou parte de vós!!!
Joana Simões*
quarta-feira, 19 de março de 2008
dia do pai
Assim, só posso dizer que é um orgulho para mim ser sua filha!
Gosto muito de ti!
beijinhos
***
PARABÉNS NOKINHAS*
Hoje, é um dia muito especial....neste post? falar do dia do pai? Não, é claro que não! Hoje faz anos uma menina muito especial, uma menina que acabou de fazer os seus dezanove aninhos!!!eheh
Por isso, ela merece tudo o que temos feito por ela ontem e hoje!Tudo o que quer que tenhamos feito, é feito com prazer e sem custo algum! Ela sabe isso, mas mesmo que não soubesse ficou agora a sabê-lo!!!!
Temos a certeza de que agora sabes o que significas para nós! E que quando dizemos que és única, especial, uma querida, uma parte de nós, sabes que é verdade!que quando dizemos que tens de te manter assim porque só assim és a nossa anokas!!!
Ontem tiveste video, tiveste ajuda a limpar o lixo =P, tiveste uma música e champanhe pedidos por nós no palha!!!
Logo, amiga, muitos parabéns!!!!
ADORAMOS-TE ACIMA DE TUDO
beijinhos muito grandes,
Joana Simões
Andreia Almeida
Eduardo
Mónica Santos
Igor Costa
Rita Pereirinha
Sara Oliveira
Carolina.
terça-feira, 11 de março de 2008
Atentado de 11 de Março de 2004


Num mundo em que a globalização faz deste uma pequena aldeia, quais as medidas que podem ser tomadas em nossa defesa? O que podemos criar para proteger a nossa cultura, o nosso povo e a nossa civilização? Às vezes dá vontade de os trancar numa caixinha e rezar para que se matem uns aos outros e nos deixem em paz!!! Mas que podemos fazer? Viver no medo? Claro que não!!! Somos alguém e temos de lutar!!!!
Portanto, que podemos nós fazer? Que vamos nós fazer, quando estas pessoas nos tentam destruir e matar?
quinta-feira, 6 de março de 2008
Como definimos amizade?


Às vezes ficamos sentados a pensar no que isto significa e não chegamos a conclusão nenhuma!
É então numa conversa com um dito amigo, que realmente necessita de apoio em determinado momento, que eu cheguei a concluir... Não existe um amigo, mas O amigo, visto que ele é para nós essencial, especial, assim como nós somos para ele! À medida que o tempo passa, a vida encarrega-se de filtrar os que são amigos e as ocasiões em que se nota são aquelas em que mais precisamos, seja para rir, para chorar, para falar ou para estar calado.
Assim, há pessoas que por pouco tempo que as conheçamos, por pouco tempo que estejamos com elas, elas estão sempre sempre connosco. se é justo pensarmos e sentirmos assim? Claro que é!! Por que estou eu para aqui com esta lengalenga? Bem, é simples, muito simples, quando todos precisamos de ajuda recorremos aos nossos amigos, porque não somos capazes de estar sozinhos, apenas à espera que o tempo passe, que o sofrimento passe... Mas, quando encontramos alguém que não sabe o que dizer nem o que fazer, mas que sem dar conta, só por nos dizer o que sentem por nós, nos aquecem o coração de tal maneira que não saberíamos o que fazer sem eles! E, assim como na segunda imagem, podemos ter origens diferentes, ser diferentes em tudo e ser de locais diferentes e idades totalmente diferentes, mas ainda assim sermos tudo uns para os outros!!
Por isso, quando um dia conheci um senhor jovem muito simpático, está certo, mas nunca pensei que o fosse mais, nunca pensei que o iria considerar um grande amigo, uma pessoa especial, que faz de tudo para ajudar quem quer seja que necessite da sua ajuda, principalmente um amigo seu! Este meu amigo tem um coração enorme e se há algo que ninguém se pode esquecer, especialmente alguém como ele, é de nunca se esquecer de que é uma pessoa fantástica, muito especial e que há muita gente que gosta dele, porque qd ele o fizer, deixará de ser quem é... Um sorriso e uma piada são algo como bálsamo para alguém que se encontre tristinho na sua presença! Este post é para este meu grande e adorado amigo, que precisa de mim e eu simplesmente não posso estar com ele! Mas, uma coisa é certa, estou a três centenas de quilometros, mas uma coisa também é certa, não necessitas de ligar ou vir até mim, porque se pensares em mim, como já te disse, eu estarei sentada a teu lado a rir e falar, como se não houvessem tristezas!!!Eu estou aqui, à espera que estejas bem para que te possa ver sorrir como se não te ocorresse que existem tristezas!!Mas, meu amigo, quando o sol amanha se erguer nos céus, irás saber que sou com vontade de te dar beijinhos e de te abraçar, mas se chover, saberás que é por ter saudades tuas!!!Cresci , cresço e tenho a certeza de que crescerei muito contigo, durante toda a minha vida! Nunca me esquecerei de quem foste e quem és para mim! Mas, antes de me despedir, tenho um favor muito importante para te pedir, não mudes!! Estou aqui sempre para ti, companheiro, assim como tu estas ai para mim!Nunca te esqueças de quão melhor sou desde que te conheci!
beijinhos muito grandes
gosto muito de ti,
Joana Simões
(a tua filha ilegítima mais linda do mundo =P)
****
Como, escrevo este texto para este meu amigo, os meus melhores amigos também sabem o que sinto por eles e o que significam para mim!!!
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Quero apenas deixar uma reflexão... o que vamos fazer para combater esta individualidade?
beijinhos*
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
À descoberta da democracia....

Numa conversa com um amigo pode descobrir-se coisas profundas escondidas e que tínhamos tentado não pensar nelas, porque julgamos que não estamos capacitados para tal ou por qualquer outra razão! Só há um assunto que me deixa cada vez melindrada, que temos para dar, se não reparamos no mal que fazemos a nós próprios? por que é que nos sentimos na obrigação de sermos a perfeição personificada e obrigamos, mesmo inconscientemente, os outros a trabalhar para sê-lo, quando todos sabemos que qualquer Homem erra, que não tem o dom da perfeição??
Quando regressamos a casa passado algum tempo de afastamento, o que sentimos?o que pensamos? Bem, eu não sei o que é estar sem os meus pais durante mais de dois meses, mas tenho amigos que o sabem, alguns andam felizes, outros nem por isso, mas todos lutamos por um sonho ainda perdido entre todos os sonhos para os quais dirigimos a nossa vida e a nossa maneira de estar, trabalhando para os realizar, por muito que isso nos custe!! Às vezes fico triste, muito mesmo, quando estou feliz, mas vejo um amigo infeliz, porque a sua vida profissional ou pessoal, ou ambas, não está a correr bem!Pessoas que eu tomava como merecerem mais do que eu serem bajuladas pela sorte de fazerem o que realmente gostam!Mas, infelizmente e felizmente, nem tudo é rosas! Agora, perguntam: “Que raio lhe deu para dizer que felizmente nem tudo na vida é rosas!?”. Eu só posso dizer que aprendi muito tanto com os espinhos como com as pétalas, mas o pior é quando não as (rosas) vemos, como sendo a luz da nossa vida... Aí só nos pode segurar à vida e à sanidade emocional e mental o amor que os amigos, o companheiro e família podem dar e todos juntos,conseguem vencer a provação, não me digam que são só as acções dos medicamentos e os desabafos com os profissionais, porque isso mentira, já que se a vida cá fora continuar mal, então todo o dinheiro e tempo desperdiçados, são mesmo inúteis!
Assim, que raio podemos fazer para mudar tudo o que se desenvolveu na nossa sociedade??
Primeiro é necessário levantar alguns valores esquecidos... Mas numa sociedade que se acomodou à sua triste vida, não percebe para que há-de lutar para mudar as coisas, já que ficará tudo na mesma, ou até pior!!!!
De quem é a culpa? Minha? Da minha geração? Dos mais novos? Dos nossos antecedentes? De quem? Não entendo.... Toda a gente fala do comportamento dos jovens e tentam mudá-los, mas a questão é que a vida actual já está enraizada neles e na nossa geração, sendo por isso necessário mudar novamente as mentalidades, aprendermos a falar com os nossos jovens, amá-los como são, mas ensinar-lhes o que foi a ditadura, o que se sofria, o quanto se estava privado de se dizer e reagir como se queria, como não havia hipótese de lutar por uma vida digna... e ensiná-los a viver um mundo em que têm tudo!! Mas que esse “tudo” tem de ser conquistado arduamente e com trabalho, porque em trinta anos e seis anos perdemos a noção do que é liberdade e lutar por ela e pelos nossos direitos!!! Onde está o povo Luso, quando é necessário? por que esperamos? Deixar-nos abater significa perder tudo o que amamos... será que nunca pára essa luta? Bem, no mundo em que vivemos, infelizmente, não!! Ando com esperança de que tudo mude, de que alguém queira juntar-se a mim e a todos os que lutam por um país livre e por um povo ignorante que só gosta de quem lhe der o peixe e não de quem os ensina a pescar...e porquê? Porque pescar dá trabalho! Que querem as pessoas? Trabalho ou Emprego? Eu respondo facilmente!!! A maioria das pessoas quer um emprego e sabem porquê? Porque quanto menos trabalharem melhor!! E é assim que o raio do país fica estagnado!!! Mas há alguém que tem razão, eu não posso mudar um mundo tão grande, mas também não quero fazê-lo sozinha!!! Só quero começar a mudar no meu bairro e a partir daí mudar tudo o resto que me rodeia....Mas por que é que existe tanto egoísmo? Não consigo entender!!!! Nós vivemos pelos outros, os pertencemos sempre a alguém... À vezes nem pelas pessoas da nossa alma lutamos!!Será que desistir por vezes também não é sinónimo de amor?Sim, talvez, mas eu não posso desistir de certas coisas, principalmente de algo que seja para bem comum!!!
Talvez um dia alguém mais se queira unir a mim nesta causa ,que eu considero nobre... Faço-o por amor à minha fantástica cidade de Viseu, à minha bela Pátria (Portugal) e ao extraordinário e amabilíssimo povo lusitano!
beijinhos***
sábado, 2 de fevereiro de 2008
Correcção de erros...
Quando apenas queremos ver aonde está o erro e não pensamos em corrigi-lo, estamos a cometer dois erros, que mais tarde ou mais cedo terão de ser corrigidos!
Quando num dia como o de hoje, em que o céu está enevoado, em que teríamos de estudar, trabalhar ou qualquer outra que seja a nossa responsabilidade, não o consigamos fazer... pergunto-me porque será que isso acontece! Mas quando minutos mais tarde recuperamos a serenidade, e a responsabilidade que temos recai sobre nós e nos chama muito calmamente, nós só temos de aceitar que temos coisas importantes a tratar, tal como seja a nossa vida para além daqui, para além do trabalho. Num dia em que acordamos esperançados sem saber porquê e ao pensar e reflectir não chegamos a qualquer conclusão, só nos resta sucumbir para a nossa vida ser um mar alto de emoções e pensamentos que nunca julgaríamos ter!
Bom, talvez o fascínio da vida seja descobrir quem realmente somos, o que queremos da vida, quais as nossas crenças e se possível ser o mais feliz possível! Para alcançar essa felicidade, quais as qualidades que necessitamos para tal? Bom, nem sempre soube o que fazer com muita da esperança que se tem quando somos muito jovens, demasiadamente jovens para compreender que na vida nem sempre os sonhos e as esperanças se realizam, mas que também temos de lutar por eles, mesmo que isso nos custe muito do que existe da nossa inocência e ingenuidade, mas vale a pena! Hoje, sempre que olho para trás há coisas que odeei fazê-las, mas outras tive pena de não me ter empenhado mais, mas acima de tudo, de ter sonhado muito alto quando ainda acreditava que bastava sonhar para obter as coisas... agora planeio, luto pelo que quero e então espero não ter desilusões após ter muito trabalho, será justo perdermos a fé e a inocência que tínhamos? talvez não, mas temos de crescer, ser crianças por toda a eternidade também não é algo de bom, mas se há algo que eu tenho a certeza é de que ao crescer me tornei uma pessoa melhor! disso posso eu orgulhar-me! Mas para isso tive de sofrer e batalhar e ter pessoas que me magoaram, outras que me guiaram nos momentos sombrios, mas acima de tudo, tive que aprender a compreender que o mundo não necessita de mais “eu”, mas de muito mais “vocês”, para que passemos à frente com a hipocrisia e avancemos com a solidariedade e a luta conjunta, porque nós não somos ninguém, apenas uns bichos do mato, sem o mundo que nos rodeia, sem as pessoas, porque vivemos em sociedade e temos de nos respeitar e alegrar por sermos quem somos e por não estarmos sozinhos!
Um dia iremos olhar para os mais novos e veremos que se lhe ensinarmos bem, talvez não se tenha perdido a democracia nestes trinta anos, como algumas pessoas me dizem (o que não é totalmente mentira), mas que irão dar valor à democracia que as pessoas da minha geração conhecem, porque temos de nos alegrar por nunca termos conhecido a ditadura, opressão e a miséria de um povo há quase quarenta anos atrás!
Assim sendo, por que não começar agora a trabalhar e a participar activamente no que toca a Portugal, para que pudéssemos voltar a ser considerados os melhores do mundo , para que nos possamos ajudar e ajudar também outros povos! Afinal, ainda somos os Lusos, ainda nos corre nas veias esse sangue! Não falo de lutar pelo poder, mas pelo bem de todos, para que possamos sair desta miséria de vida! Para não deixarmos que a morte daqueles que lutaram para manter esta pátria, este país de pé, ao longo dos tempos, não tenha sido em vão... Talvez assim estejamos a deixar a preguiça de lado e a lutar de cabeça erguida, para corrigir os erros que não só nós cometemos, mas também os nossos ascendentes cometeram...
beijinhos*